ATENÇÃO ESTIMADO CLIENTE, EVITE CORTE
Pague regularmente as suas conta para manter a continuidade dos serviços de água.
PERGUNTAS FREQUENTES ?!
Por que devemos pagar água?
O valor cobrado para que as pessoas recebem água nas suas residências, correspondem aos serviços prestados pela empresa de águas e saneamento.
E para que as pessoas recebem água nas suas residências, correspondem aos serviços prestados pela empresa de águas e saneamento. A segurando a continuidade do abastecimento seguro à população.
De onde vem a água que consumimos?
A água captada, tratada e que abastece a cidade de Saurimo é proveniente de sistemas de abastecimentos de água superficial e subterrâneas.
Estes sistemas estão distribuídos da seguinte forma:
Estação de Tratamento de Água do Chicapa
Sistema do Bairro Social da Juventude
PERGUNTAS FREQUENTES ?!
Onde são recolhidas amostras para analise da água distribuída?
A água com cheiro ou sabor a cloro continua própria para consumo?
As amostras são recolhidas no interior de instalações e, ou estabelecimentos, em torneiras normalmente utilizadas para consumo humano.
Sim. Dentro das concentrações de cloro normalmente encontradas em redes de abastecimento público, e mesmo que sejam pontualmente ultrapassados, os valores recomendados (0,2 a 0,6 mg Cl2/L), a água continua própria para consumo humano.
Por que motivo a água da rede pública apresenta por vezes cheiro ou sabor a cloro?
O cloro é um agente desinfectante, adicionado à água na etapa final do seu tratamento.
O cloro tem por objectivo eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água durante o seu transporte e armazenamento, ao longo do sistema de distribuição.
A presença de cloro é fundamental para assegurar a qualidade microbiológica da água na torneira do consumidor. Embora a legislação em vigor não estipule um valor paramétrico para o cloro, é recomendado que a sua concentração na água distribuída seja de 0,2 a 0,6 mg Cl2/L.
A EPASLUNDA-SUL tem mecanismos de controlo do cloro, na rede de distribuição, de modo que possam ser tomadas medidas correctivas sempre que surjam desvios ao intervalo de concentrações recomendado.
Ainda assim, por vezes, o teor de cloro é suficientemente elevado para causar algum cheiro ou sabor, tornando a água menos agradável.
PERGUNTAS FREQUENTES ?!
É possível eliminar o sabor do cloro da água, tornando-a mais agradável ao paladar?
E se a água apresentar coloração branca? Está própria para consumo?
Sim. Existem alguns gestos simples que poderão eliminar o sabor a cloro da água:
Deixar a água repousar algum tempo, antes de ingeri-la;
Armazenar a água no frigorífico num recipiente de vidro fechado (por exemplo, uma garrafa ou uma jarra), antes de consumi-la.
A temperatura irá neutralizar o sabor a cloro;
Adicionar umas gotas de limão ou umas folhas de menta à água.
Normalmente, a coloração branca deve-se à presença de ar dissolvido na água.
Esta coloração branca, é passageira e desaparece rapidamente à medida que a água escoa através da torneira e o excesso de ar é libertado.
Encha um copo com água esbranquiçada e deixe-o repousar durante alguns minutos.
Se a coloração desaparecer, de baixo para cima, a água continua própria para consumo (a coloração era devida ao ar dissolvido).
Se a coloração persistir, deverá contactar a EPASLUNDA-SUL.
Sendo as amostras recolhidas na torneira do cliente, poderá a rede predial influenciar os resultados de qualidade?
Sim. O cliente é responsável pela sua rede predial (canalizações, reservatórios, torneiras, etc.).
Se a rede predial não estiver em boas condições de conservação ou manutenção, ou se houver alguma ligação ilícita a outra origem de água, os resultados das análises não serão representativos da água distribuída pela EPASLUNDA-SUL.
PERGUNTAS FREQUENTES ?!
A água distribuída pela EPASLUNDA-SUL é potável?
De acordo com as disposições legais em vigor, a EPASLUNDA-SUL elabora e implementa anualmente um Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela DNA – Direcção Nacional de Águas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), considera como potável a água que pode ser consumida por individuo diariamente, durante toda a sua vida, sem representar riscos para a sua saúde.
O referido PCQA estipula a frequência e o tipo de análise a realizar e os locais onde serão recolhidas as amostras de água. A EPASLUNDA-SUL efectua análises laboratoriais semanalmente, em laboratório.
Em complemento às análises regulamentares, a EPASLUNDA-SUL realiza ainda um número significativo de análises de controlo operacional diariamente, ao longo de vários pontos do sistema de distribuição.
Se houver um problema de qualidade na água distribuída, que medidas serão tomadas pela EPASLUNDA-SUL?
Se for detectada uma situação de incumprimento, a EPASLUNDA-SUL inicia de imediato um processo de investigação para identificar as causas associadas, incluindo a realização de contra-análises. Seguidamente, são tomadas as medidas correctivas necessárias.
Quer a Direcção Nacional de Águas quer a Autoridade de Saúde local, são informadas de todo o processo relativo à situação de incumprimento, podendo actuar junto da EPASLUNDA-SUL, de acordo com as disposições legais em vigor.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De Segunda há Sexta-Feira
das 08:00 até 15:30
Av. 4 de Fevereiro S/N - Verde A - Saurimo